quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Expressão humana

Algumas pessoas conseguem se expressar muito bem através da fala. Seja em uma conversa gostosa ou em um grande discurso. Outros, apenas com um olhar, uma expressão fácil conseguem; e ainda há aqueles que preferem se expressar pela arte: música, dança, pintura, textos... cinema.
Mesmo assim, as vezes, é difícil que uma expressão saia perfeita. Muitos fatores contam, sendo eles externos, como o mundo que nos rodeia e suas transformações; e internos, como sentimos o mundo e aceitamos suas transformações.
E, não podemos nos esquecer que a própria linguagem possui falhas. Como por exemplo: quando digo "amor" cada pessoa pode pensar coisas diferentes ( a imagem de um coração, a pessoa amada, etc). Mas falar "amor" é diferente de senti-lo, pois quem sente amor, também sente paz, aconchego, carinho, respeito, fé e tantos outros sentimentos e sensações.
Pensando nisso, conseguimos entender porque tantos conflitos são gerados: meros maus entendidos. Ou nos expressamos errado, ou a interpretação foi errada. Sim porque não basta apenas uma boa expressão, essa expressão precisa ser bem recebida e bem interpretada.
Tanto na transmissão quando na recepção de uma expressão se houver algum pré-conceito ou certa intenção, uma simples troca de idéias, de expressões, podem tomar rumos diferentes. É exatamente por isso que sempre que queremos expor uma idéia, sentimentos, ou uma visão de mundo devemos tomar cuidado com o meio de expressão que usamos. E o mais importante: estar com o coração sempre aberto.

Um comentário:

Wolf disse...

"Estou, de volta pro meu aconchego..."