Algumas pessoas conseguem se expressar muito bem através da fala. Seja em uma conversa gostosa ou em um grande discurso. Outros, apenas com um olhar, uma expressão fácil conseguem; e ainda há aqueles que preferem se expressar pela arte: música, dança, pintura, textos... cinema.
Mesmo assim, as vezes, é difícil que uma expressão saia perfeita. Muitos fatores contam, sendo eles externos, como o mundo que nos rodeia e suas transformações; e internos, como sentimos o mundo e aceitamos suas transformações.
E, não podemos nos esquecer que a própria linguagem possui falhas. Como por exemplo: quando digo "amor" cada pessoa pode pensar coisas diferentes ( a imagem de um coração, a pessoa amada, etc). Mas falar "amor" é diferente de senti-lo, pois quem sente amor, também sente paz, aconchego, carinho, respeito, fé e tantos outros sentimentos e sensações.
Pensando nisso, conseguimos entender porque tantos conflitos são gerados: meros maus entendidos. Ou nos expressamos errado, ou a interpretação foi errada. Sim porque não basta apenas uma boa expressão, essa expressão precisa ser bem recebida e bem interpretada.
Tanto na transmissão quando na recepção de uma expressão se houver algum pré-conceito ou certa intenção, uma simples troca de idéias, de expressões, podem tomar rumos diferentes. É exatamente por isso que sempre que queremos expor uma idéia, sentimentos, ou uma visão de mundo devemos tomar cuidado com o meio de expressão que usamos. E o mais importante: estar com o coração sempre aberto.
Um comentário:
"Estou, de volta pro meu aconchego..."
Postar um comentário