quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Poema-Pássaro II

Se um pássaro pudesse saber
de todas as dores
que inventam, os homens, pra si.

Toda a delicadeza de suas penas
seria manchada de um turvo véu:
não poderia voar,
pesado de dores.

- É por isso que o homem não voa.

Se um homem
fosse pássaro,
quereria ser águia-gavião.

Mas de fato, seria Ícaro-galo ensimesmado
olhando de cima, como se a crista que leva
fosse coroa divina.

Caindo ao chão,
depois de voar cinco metros,
com o pescoço quebrado
morto, correria mais cinquenta.

- É por isso que é também dor,
o orgulho que pesa.

6 comentários:

Stranger disse...

Quisera eu,
que as dores fossem queixumes,
As feridas falácias,
O sangue dramalhão.

Que voar fosse opção,
que o mundo me importasse...
O que se foi se calasse,
feito sabiá lá no sertão.

Que voe a liberdade!
Que me importa o que pensa outro.
Que me vale verdade feita?
Asa quebrada e bico torto.

Me inspira o vento cheio,
me abraça asa miúda.
Que te te engulo feito feio…
Feito orvalho no pé de arruda.

De orgulho canta o corvo,
Nega, é claro verdade absurda
Pega peixe Martim certeiro,
De coruja chora, vontade turva.

Se esse voa, voa na vida.
Faz ninho na encruza.
Canta baixo pra Compadecida,
Cala lenda, mito recusa.

De peito aberto Andorinha convida,
todo humilde o Pardal veio chamar.
De soberba morre tu, o galo e o gear.
De fazer e falar, velho se vai, alma palpita...

K. disse...

Sua forma de escrever, "Stranger", é extremamente peculiar, me lembra muito alguém...

Alguém disse...

E isso é algo bom ou ruim?

K. disse...

Não se trata de qualificar nestes termos. Só fique livre para comentar como e quando quiser.

Anônimo disse...

Bem, se te lembrei de qualquer coisa ruim ou quem quer que seja, foi mal...
estava interagindo por interagir, só isso. Antes que a interação fique esquisita, me despeço, deixando uma musica que me alegra.
Abraços!

https://www.youtube.com/watch?v=DHEOF_rcND8

K. disse...

Parece que te assustei, não esse o objetivo, rsrs.